quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Dicas preciosas: Maastricht.



Morar perto de Maastricht realmente me fez conhecedora dessa cidadezinha na Holanda. Lá tem muito o que ver em um espaço tão pequeno, incrível! Mas hoje resolvi falar dos cantos que nem todo mundo conhece. Em qualquer guia de viagens você lista rapidamente uma infinidade de pontes, igrejas e fortes para visitar. Em Maastricht não é diferente.

O que as pessoas não conhecem muitas vezes são os lugares escondidos, que são extraordinários. Ou a experiência que uma simples visita à livraria pode te proporcionar. Algumas vezes tive a sorte de visitar a cidade com amigas que vão sempre lá e conheci aqueles lugares que sozinha talvez não encontraria.

Na última visita à cidade pude testar meus dotes de guia turística com a minha família e, observando também as suas reações, escolhi falar de dois locais que devem ser visitados!


O primeiro lugar que eu indico é o La Place. Trata-se de um espaço que oferece uma infinidade de opções de refeições e lanches. Ótimo para levar um grupo grande de visitantes, onde um quer comer um sanduíche e o outro adoraria um Steak com fritas. O espaço é um pouco escondido e por isso vale a dica. Ele fica no terceiro andar da imensa loja de departamentos V&D, bem no centro antigo da cidade. O espaço é dividido em ilhas de alimentação, separadas por pratos. Tem ilha de pizzas, de saladas, de sopas e muitas outras. Além do layout do lugar ser bastante descomplicado, todos os atendentes falam no mínimo holandês, alemão e inglês! Aí, depois que você encher a sua bandeja de comidinhas de todos os cantos, no fim do percurso você paga e pega os talheres. Lá mesmo existe um grande salão de dois andares com mesas disponíveis, espaço não falta. É realmente uma opção excelente para almoçar, no meio de uma tarde de turismo na cidade.

Ilhas do la place separadas por tipo de comida, bem organizado





La Place Maastricht:
Grote Staat 5
6211 CT Maastricht, Holanda

A outra dica é passar na livraria Selexyz Dominicanen, mesmo se livrarias não forem normalmente alvo da sua curiosidade. Eu, que já estive algumas vezes na cidade, precisei descobrir essa lista de 10 livrarias mais bonitas do mundo para perceber que passava quase na frente de um ambiente fantástico e nunca entrava, quando estava de bobeira por Maastricht! Trata-se de uma igreja gótica do séc. XIII que, depois de virar uma escola séculos depois, hoje abriga milhares de livros em uma livraria de casca antiga, mas design interior moderníssimo. Os caras mantiveram a linguagem de igreja com um teto super majestoso e a nave quase que preservada. Essa cara de igreja gótica que a gente adora tirar foto contrasta com os mezaninos metálicos que parecem flutuar no imenso pé direito. São como nuvens de livros acima das nossas cabeças, realmente fantástico! Na última vez que estive lá ainda dei a sorte de ver uma apresentação de um coro natalino que cantava nos dois andares superiores, muito divertido! Tinha Papai Noel e tudo mais. Nem sei como peguei essa apresentação de surpresa, foi realmente uma sorte grande. O lugar vale muito à pena, não deixem de ir!
 

Papai Noel na Selexyz



Selexyz Dominicanen Maastricht:
Dominikanerkerkstraat 1
6211 CZ Maastricht, Holanda

Atualização em 27/06/2014:

No fechamento desta republicação, descobri que a Selexys está fechada! Isso mesmo, a livraria mais bonita do mundo segundo o The Guardian está fechada por tempo indeterminado, por causa de uma fusão mal sucedida entre suas donas, brigas judiciais e dívidas. Que grande pena!!! Vou seguir sempre de olho, ansiosa pela sua reabertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário