domingo, 31 de outubro de 2010

Bebidinha fofa



Aqui, além da maçã - os alemães são incuravelmente loucos por maçã - existe uma outra febre engraçadinha. O Schorle. Deixa eu explicar: Normalmente os sucos de maçã (Apfelsaft) não têm graça se não estão misturados com água gasosa. Aí quando você entorna no seu suco saboroso aquela água gasosa azeda e ele passa a ser Apfelschorle, aí sim fica gostoso(!). Antes, quando o Matthias fazia essa misturinha na hora do almoço eu pensava: que fofo ele é. Porque pra mim, isso é muito fofo cara. Misturar bebidinhas doces e gasosas ( e principalmente não alcoólicas), me lembra aqueles joguinhos de misturar líquidos coloridos, quando a gente brincava de farmacêutico nos jogos da Groll.
Aí reparei nas mochilas dos estudantes. Nos compartimentos laterais para as garrafas vêm de um lado o suco, do outro a tal da água com gás. Eles não misturam tudo antes e levam na mesma garrafa não, não tem graça! Legal mesmo é fazer o mix na hora, pro gás ficar fresquinho!É como fabricar o seu próprio refrigerante! Só aí, quando descobri a força e o poder do Apfelschorle na cultura alemã, é que desvendei o mistério idiomático que eu vinha sofrendo, pois toda vez que eu pedia um suco de maçã - Apfelsaft - ouvia do garçom: um Apfelsaft ou Apfelschxoárrchlenn?Porque quando eu não conhecia a palavra, era assim que ela soava nos meus ouvidos. Os garçons ficam meio indignados quando você pede um suco. Suco ou a nossa misturinha maneira? É quase com esse tom que eles perguntam. Suco, oras!!!Você me ouviu falar Schorle ou o meu sotaque é tão ruim assim? 

E aí eles vão e trazem o seu suco "puro", com uma cara de "Nossa, que gringa estranha que não toma Apfelschorle".
E assim eu passei dois meses. Contra essa política toda de misturar bebidas. ha. É tão grave essa brincadeira que nos locais com refil de refrigerantes, como no Subway, adultos barbados são capazes de misturar Coca, com Sprite e Split, o refrigerante sabor maçã (não disse que eles são loucos por maçã?) da Coca Cola. Só pra não perder o costume de misturar.

Aí, um dia no Canstatter Wasen - segunda maior festa de cerveja da Alemanha, só perde pra Oktoberfest - fui na onda da Jenny, ex monitora de alemão que tinha pedido um "vinho branco doce" inofensivo no quiosque. Pedi dois. E não é que a vendedora derramou Sprite no meu vinho branco? Sim. Vinho branco "doce" é Weinschorle, misturadinho com Sprite. Morram os vinicultores e enólogos agora.


Venci o orgulho e tomei mais um. E foi assim que entrei no mundo das bebidas misturadas. Hoje peço 50% das vezes o Schorle. Ainda não amo a água com gás, mas reconheço o azedinho diferente nas bebidas. Mas peço mesmo porque acho fofa essa história toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário