terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cismei com o R impossível



Pronto. Cismei. Aqui é de conhecimento de todos que os brasileiros não conseguem fazer um dos "erres" alemães. Os professores da língua sabem, os alemães sabem, os brasileiros...Geralmente esse R esquisito feito com a garganta, com som de r de língua, acaba morrendo na língua. Na língua mesmo. Nós desistimos de tentar e fazemos o RRRRR como sabemos, como o choro do Chavez que tantas vezes repetimos em casa. E assim segue a vida. As pessoas acham estranho mas compreendem. É quase como "Ah, coitada! Essa daí é brasileira, não sabe fazer o nosso R, vou fazer cara de que não acho estranho, pra ela não ficar sem graça". Numa conversa informal e rápida a gente até engana os caras!Tem gente que jura que a gente fez o R com a garganta, mas eu confesso.....foi com a língua, mas você não viu!

Consegui 2 auditores pacientes nessa tarefa, amigos que acham graça mas não desrespeitam. Ajudam mesmo. "Finge que vai gargarejar!". Muito bonito eu mentalizar um gargarejo e demorar 2 segundos para fazer um som, acabando totalmente com o contexto da conversa! Nessa de gargarejar eu desenvolvi o tique bizarro de levar a cabeça pra cima na hora do R, como quem gargareja. Também consegui um crítico risadinha que não ajuda em nada, só ri e desrespeita mesmo. Mas é bom também, porque agora eu cismei.

Um comentário:

  1. Oi Gi!
    Nossa imagino que deve ser muito difícil mesmo este RRRR alemão hehehe
    Mas acho que faz parte quando estamos aprendendo um novo idioma né, vale se arriscar e errar mesmo sem medo! Faz muito tempo que vc aprendeu o idioma?

    Beijos

    ResponderExcluir